Com o tema “As lesões que ferem os pacientes machucam o nosso coração”, uma campanha sobre os cuidados da Úlcera por Pressão foi elaborada para o Hospital Universitário Ciências Médicas-MG. O apelo visual traz a interseção de curativos adesivos formando um coração, com o objetivo de sensibilizar os enfermeiros e técnicos quanto ao tratamento, a fim de minimizar essas lesões.

Foram criados cartazes, orelhas de computador e adesivos para escaninhos. Além disso, os enfermeiros e técnicos receberam uma carta nominal com esclarecimentos sobre a Campanha e assistiram a uma palestra com a enfermeira Débora Gomes, profissional com ampla atuação dentro do tema abordado.

O ferimento é um fator decorrente da imobilidade dos pacientes antes ou durante a internação. O recomendado para evitar o desencadeamento do quadro, consiste em mudar o internado de posição de três em três horas. Nesse sentido, uma peça de Escala de Braden foi elaborada e colocada em lugares estratégicos, com o intuito de lembrar e alertar os profissionais sobre a prática necessária.

_01

 

_02