Nossa História

O Hospital Universitário São José que passa a ser denominado Hospital Universitário Ciências Médicas é uma instituição médica e acadêmica, que destina 100% dos seus leitos de internação, suas consultas ambulatoriais e exames complementares aos pacientes do Sistema Único de Saúde.

Gerido pela Fundação Educacional Lucas Machado, desde 15 de outubro de 1990, o Hospital Universitário Ciências Médicas é referência em saúde, assistência, pesquisa e ensino. Sua missão é norteada pelo comprometimento dos serviços prestados - através das diretrizes estabelecidas pelos seus gestores, da excelência do seu corpo clínico, da sua responsabilidade social, econômica e ambiental e da contínua busca pelo desenvolvimento de pesquisas, projetos e convênios capazes de assegurar a sua consolidação.

O modelo administrativo aplicado no Hospital é baseado em Gestão Colegiada, a partir da ampliação da visão organizacional e comprometimento de todos os seus colaboradores.

O Hospital Universitário Ciências Médicas realiza, em média, 100 mil consultas médicas ambulatoriais todos os anos e mais de 9 mil internações, nas mais diferentes áreas. Residentes e especializandos desenvolvem atividades na instituição, sob a supervisão de preceptores com alto nível de capacitação, seguindo as normas e orientações do Ministério da Educação (MEC) e da Pós-graduação Ciências Médicas – PGCM-MG.

Tudo isso, com a finalidade de prestar assistência integral humanizada e de qualidade em saúde, incentivando a pesquisa, educação continuada e atualização tecnológica, buscando a excelência e auto-sustentabilidade.

 

História

A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais recebeu o tradicional Hospital São José em 1990, transformando-o em seu hospital universitário, por meio de convênio firmado entre a mantenedora Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA e o governo do Estado (cessão em comodato).

A iniciativa foi decisiva para a consolidação do modelo docente-assistencial da Faculdade Ciências Médicas, que garante o acompanhamento do aluno da graduação (Medicina, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia) pelo professor nas atividades práticas acadêmicas. Como o Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais (antigo Ambulatório Affonso Silviano Brandão) e os serviços conveniados, o Hospital Escola fornece suporte para o sistema público primário de saúde da Região Metropolitana de BH.

Durante os últimos 25 anos, o Hospital Universitário Ciências Médicas tem modernizado suas instalações a fim de manter padrão tecnológico contemporâneo, associado à excelência educacional da Faculdade Ciências Médicas, assegurando ao sistema público de saúde de BH um hospital acadêmico com recursos terciários.

O Hospital atende a toda a região metropolitana de Belo Horizonte e pacientes do interior encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

É oferecido também, o serviço de Residência Médica credenciada pelo MEC nas especialidades de: Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Urologia, Anestesiologia e Nefrologia.