Instituto de Olhos

O serviço de oftalmologia do Hospital teve início em fevereiro de 2010, à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma parceria entre a Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) e a Sociedade Médica Oftalmológica Brasileira (SMOB). O serviço funcionou dentro das instalações do HUCM-MG até 2013, quando foi transferido para um prédio de três andares, localizado na Rua Pouso Alegre, 407, no bairro Floresta. A parceria com a SMOB vigorou até 2015, quando a Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), em conjunto com o HUCM-MG, assumiu toda a gestão assistencial e administrativa do serviço.

Hoje o Instituto é referência em tratamentos oftalmológicos e conta com uma área de 1251,04m², 1 bloco cirúrgico e 18 consultórios, que atende a população de Minas Gerais. A ampliação física proporcionou um aumento expressivo dos atendimentos aos usuários do SUS. Atualmente, no Instituto, são realizados cerca de 500 atendimentos por dia nas subespecialidades de Glaucoma, Catarata, Estrabismo, Córnea, Transplante de córnea, Retina, Plástica Ocular, Lente de contato, consulta de Refração e Neuro-Oftalmologia

Assim como os demais institutos, o IOCM-MG se coloca como um importante cenário para o processo de ensino e aprendizagem, além de ofertar serviços de relevância à população.