100% de aprovação

Além de ser considerado um dos mais criteriosos testes dentre todas as especializações médicas, a prova da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) exige muito preparo. O padrão de avaliação é, inclusive, referência mundial – profissionais de saúde da Europa e dos Estados Unidos vêm ao Brasil exclusivamente para verificar a metodologia aplicada ao exame.

A prova realizada no ano passado contou com 778 concorrentes, que passaram pelo crivo de 400 avaliadores, em três dias de testes. “É uma forma de avaliar os candidatos e também as instituições de ensino que capacitam os profissionais, pois cada instituição tem que ter um índice de aprovação de mais de 50% dos residentes que são enviados para o teste”, comenta o chefe de serviço de Ortopedia e Traumatologia do HUCM-MG e diretor da Faculdade Ciências Médicas-MG, Dr. Neylor Pace Lasmar.

Caso não consiga atender a esse critério, a instituição entra em período de “moratória”, podendo até perder a prerrogativa de promover o curso de residência médica. Fato que está longe de acontecer com a especialização do HUCM-MG – nos últimos cinco anos, todos os residentes habilitados à prova da SBOT foram aprovados e se credenciaram, portanto, para exercer a Ortopedia.

Para o Dr. Neylor, o motivo do sucesso dos candidatos está nos diferenciais da residência do HUCM-MG. “Os alunos participam de atividades científicas, grupos de discussão, ambulatório, cirurgias e aulas, que integram um conjunto de metodologias. Tudo isso tornou a nossa residência uma das mais tradicionais de Minas, com 22 anos de atuação”, destaca.