Equipe de Nefrologia do HUCM

A Unidade de Transplante Renal do HUCM foi inaugurada em 2008 e, desde então, aproximadamente 900 transplantes foram realizados. Um transplante renal bem-sucedido recupera o paciente, proporcionando a ele o retorno saudável à vida. A grande maioria dos transplantados no HUCM têm resultados efetivos e retomam suas atividades pessoais e profissionais com normalidade.

Os pacientes à espera de um transplante renal são aqueles que possuem doença renal crônica em tratamento conservador, que futuramente vão precisar de diálise, e também os pacientes em terapia renal de substituição (hemodiálise ou diálise peritoneal) que, após uma avaliação criteriosa, estejam em condições para realização de um transplante.

Os pacientes candidatos ao transplante são avaliados e selecionados pela equipe do pré-transplante que conta com nefrologistas, urologistas, cirurgiões transplantadores, cirurgiões vasculares, além do apoio multidisciplinar de enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos. Após a seleção dos pacientes a serem transplantados, são realizados exames laboratoriais, de histocompatibilidade e de imagem. De posse dos resultados dos exames, o paciente é inscrito no MG Transplantes que é responsável, por meio do Serviço Nacional de Transplantes (SNT), por monitorar a lista única de transplante de órgãos e tecidos, receber fichas de inscrição dos profissionais autorizados a transplantar, manter busca ativa constante nos hospitais, entre outras atribuições.

Todos os pacientes transplantados na Unidade de Transplante Renal do HUCM são assistidos na Unidade de Terapia Intensiva durante a fase de pós-operatório imediato, sendo posteriormente transferidos para a enfermaria de transplantes. Após receberem alta médica, são direcionados para o ambulatório de pós-transplantes para acompanhamento periódico, por meio de consultas previamente agendadas.

Os pacientes transplantados, que apresentam intercorrências clínicas, recebem atendimento de urgência prontamente no HUCM. Anualmente, a Unidade de Transplante Renal do HUCM faz acompanhamento dos doadores e dos pacientes transplantados, visando o sucesso do procedimento e a continuidade do bem-estar do paciente.

A Coordenadora da Nefrologia e da Unidade de Transplante Renal do HUCM, Dra. Patrícia Lima, explica sobre a importância do serviço oferecido para a população “Um centro transplantador dentro de um Hospital como o da Ciências Médicas de Minas Gerais oferece à população com doença renal crônica a oportunidade de alcançar o sonho de realizar um transplante. Isso mostra à sociedade que várias pessoas podem ser recuperadas de um quadro tão debilitante como o de uma doença renal crônica. Os pacientes que realizam um transplante renal têm uma sobrevida maior e melhor do que aqueles que ficam em diálise”.

Diga sim para a vida, doe e incentive a doação de órgãos!