Instituto de Olhos

O serviço de oftalmologia do Hospital teve início em fevereiro de 2010, à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma parceria entre a Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) e a Sociedade Médica Oftalmológica Brasileira (SMOB). O serviço funcionou dentro das instalações do HUCM-MG até 2013, quando foi transferido para um prédio de três andares, localizado na Rua Pouso Alegre, 407, no bairro Floresta. A parceria com a SMOB vigorou até 2015, quando a Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), em conjunto com o HUCM-MG, assumiu toda a gestão assistencial e administrativa do serviço.

Hoje o Instituto é referência em tratamentos oftalmológicos e conta com uma nova sede, na Av. Churchill, nº 232, no bairro Santa Efigênia, com área total de 3.133m², bloco cirúrgico com 6 salas modernas e equipadas para procedimentos de média e alta complexidade, 57 postos de atendimento para a população de Minas Gerais. A ampliação física proporcionou um aumento expressivo dos atendimentos aos usuários do SUS. Atualmente, a capacidade do Instituto é de 2.000 atendimentos por dia nas subespecialidades de Glaucoma, Catarata, Estrabismo, Córnea, Transplante de córnea, Retina, Plástica ocular, Lente de contato, consulta de Refração e Neuro-oftalmologia.

Assim como os demais institutos, o IOCM-MG se coloca como um importante cenário para o processo de ensino e aprendizagem, além de ofertar serviços de relevância à população.