Instituto de Olhos

O IOCM-MG

O Instituto de Olhos Ciências Médicas de Minas Gerais (IOCM-MG) é referência em tratamentos oftalmológicos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A capacidade do Instituto é de 2.000 atendimentos por dia nas subespecialidades de Glaucoma, Catarata, Estrabismo, Córnea, Retina, Plástica Ocular, Lente de Contato, Refração, Neuro-Oftalmologia, Cirurgia Refrativa e Serviço de Urgências Oftalmológicas.

O serviço de oftalmologia do Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG) a pacientes do SUS teve início em fevereiro de 2010, por meio de uma parceria entre a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e a Sociedade Médica Oftalmológica Brasileira (SMOB). O serviço funcionou dentro das instalações do HUCM-MG até 2013, quando foi transferido para um prédio no bairro Floresta, em Belo Horizonte. A parceria com a SMOB vigorou até 2015, período em que a FELUMA, em conjunto com o HUCM-MG, assumiu toda a gestão assistencial e administrativa do serviço.

Sediado na Av. Churchill, nº 232, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, desde 2021, o IOCM-MG tem área total de 3.133m² e conta com bloco cirúrgico com 6 salas modernas e equipadas para procedimentos de média e alta complexidade, 60 consultórios para consultas diversas, auditório interligado com áudio e vídeo ao bloco cirúrgico, equipamentos de última geração, e 30 guichês para atendimento simultâneo à população que vive em Minas Gerais.

 

ATENDIMENTO NO IOCM-MG

CONSULTAS ELETIVAS

Para atendimento eletivo (agendado previamente), os pacientes do SUS passam por triagem e recebem primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, depois, são encaminhados pelas Secretarias Municipais de Saúde para consulta no Instituto de Olhos Ciências Médicas.

SERVIÇO DE URGÊNCIA

Em 2023, o IOCM-MG abriu suas portas para o serviço de urgência, que realiza atendimento a pacientes com casos oftalmológicos considerados urgentes, tanto de Belo Horizonte, quanto de outros municípios do estado. Todos os casos de urgência classificados pelos critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) são atendidos no Instituto.

A SMSA caracteriza como urgência oftalmológica: traumas oculares de qualquer espécie, olhos vermelhos há 7 dias, dores oculares há 7 dias, baixa acuidade visual há menos de 7 dias e presença de corpo estranho nos olhos.

Assim como os demais Institutos Ciências Médicas, o IOCM-MG se coloca como um importante cenário para o processo de ensino e aprendizagem, além de ofertar serviços de relevância à população.

CANAIS DE ATENDIMENTO

Telefone geral: (31) 3248-7450

Para agendamento de consultas, dúvidas, remarcações e exames:
Telefone: (31) 3248-7450
WhatsApp: (31) 3248-7451
E-mail: agendamento.iocm@feluma.org.br

Para agendamento de cirurgias, dúvidas ou informações:
Telefone: (31) 3248-7450
WhatsApp: (31) 3248-7452
E-mail: ciurgia.iocm@feluma.org.br

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Serviço de Urgência:
- de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h

Atendimento Ambulatorial e Cirúrgico
- de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 19h
- sábado, das 06h às 11h

Retirada de Colírio (para pacientes do Programa de Glaucoma):
- de segunda a sexta-feira, das 06h às 19 h
- sábado, das 06h às 11h

Confira algumas imagens do IOCM-MG:

Certificado Cebas
https://www.high-endrolex.com/30