Unidade de Transplante Renal

 

UNIDADE DE TRANSPLANTE RENAL

O Hospital Universitário Ciências Médicas possui uma moderna e bem estruturada Unidade de Transplante Renal, inaugurada em 19 de novembro de 2008, como resultado do espírito filantrópico e humanitário de empresários e membros da sociedade. Ocupando uma ala do hospital de 250m2, sua construção, aparelhos médicos, computadores, televisões, material cirúrgico, rouparia e outros foram doados para que o projeto e as obras fossem viabilizados. A Unidade recebeu o nome do Dr. Ricardo Valadares Gontijo, diretor presidente da Direcional Engenharia, responsável pela sua construção.

 

INFRAESTRUTURA E TRATAMENTOS OFERECIDOS

 

CORPO CLÍNICO

- Euler Pace Lasmar

Diretor Técnico, Professor Titular em Nefrologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Fellow em Nefrologia na Universidade de Nova York.

 

- Luiz Flávio Couto Giordano

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais, título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

 

- Heloisa Reniers Vianna

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais, título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

 

- Flavia Carvalho Leão Reis

Nefrologista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, Fellow em nefrologia na Universidade do Alabama (USA).

 

- Luis Gustavo de Freitas Trindade

Nefrologista com Fellow na Fundacion Puiguart (Barcelona- Espanha).

 

- Priscilla Freitas Sampaio

Residência em Nefrologia e Clínica Médica pelo Ministério da Educação no Hospital Universitário Ciências Médicas.

 

- Hemerson Paul Vieira Marques

Mestre em Cirurgia Geral pela Universidade Federal do Paraná, título de especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

 

- Bernardo Pace Silva de Assis

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Fellow em Urologia no Hospital Universitário de Innsbruck (Áustria).

 

- Sérgio Caporali de Oliveira

Especialista pelo Ministério da Educação em Cirurgia Cardiovascular, Membro Associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.

 

- Francis Athaide Vieira

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Médico Assistente do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Ciências Médicas.

 

- Edson Henrique Nascimento

Médico Assistente do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Ciências Médicas.

 

- Paulo Cesar Sales

Professor de Anestesia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Coordenador da Residência Médica de Anestesia pelo Ministério da Educação e Sociedade Brasileira de Anestesia

 

ÁREA FÍSICA

As instalações inteiramente informatizadas são compostas por secretaria, consultório, sala de reuniões, 10 leitos distribuídos em enfermaria feminina e masculina contendo televisão, ar condicionado e mini-UTI possuindo monitores, respirador artificial, carrinho de ressuscitação com desfibrilador e aparelho de ultrassom portátil.

 

- Ambulatório pré-transplante

Prepara os pacientes candidatos ao transplante, bem como os eventuais doadores. Todos os exames complementares são oferecidos pelo SUS e realizados no hospital e ambulatórios da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Atualmente são encaminhados pacientes de 43 Unidades de Hemodiálise do Estado de Minas Gerais e uma da Bahia. Desde a inauguração foram feitos 10.306 atendimentos nesse ambulatório.

 

- Ambulatório pós-transplante

Atende os pacientes transplantados, visando a manutenção do enxerto, prevenindo complicações e enfatizando a importância da aderência aos medicamentos imunossupressores através de manual contendo todas as orientações a serem seguidas. Todos os exames laboratoriais e medicamentos também são oferecidos gratuitamente pelo SUS. Desde a inauguração foram realizadas 24.445 consultas neste ambulatório.

 

- Unidade de Internação

Além dos 10 leitos da Unidade de Transplante, são oferecidos outros 13 leitos da Unidade de Nefrologia, construída ao lado da Unidade de Transplante Renal, o que permite e agiliza a internação de pacientes atendidos na urgência. Desde a inauguração foram realizados 587 transplantes, sendo 294 com doadores vivos e 283 com doadores falecidos, com total de 2036 internações. No ano de 2016 a Unidade realizou o maior número de transplantes com doadores vivos no estado de Minas Gerais e o quinto do Brasil, sendo que nos últimos 2 anos todos os casos de retirada de rim do doador vivo foram feitos por videolaparoscopia. Este procedimento possibilita ao doador de rim uma cirurgia mais indolor, mais estética, possibilitando alta hospitalar e retorno mais precoces às suas atividades do dia-a-dia.

 

Gráfico - Evolução renal do número de transplantes

 

  • Atividades científicas

A equipe médica é estimulada permanentemente a desenvolver atividades científicas e de docência na especialidade. No período de 2008 à 2016 as seguintes atividades foram realizadas:

- Capítulos de livros = 11

- Artigos publicados em revistas nacionais e internacionais = 10

- Apresentação de trabalhos em congressos internacionais e nacionais = 64

- Participação em eventos, congressos e palestras nacionais e internacionais = 77

- Participação em Comissão Editorial de Revistas Nacionais = 04

- Participação em Diretoria de Sociedades Médicas = 05

- Prêmios títulos e homenagens = 9

- Organização de eventos = 02

- No ano de 2017 quatro pós-graduandos vinculados ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas, desenvolvem trabalhos para defesa da dissertação de mestrado através do banco de dados do nosso centro de transplantes.

 

GESTÃO EM TRANSPLANTE

A Unidade de Transplante busca continuamente a excelência nos resultados e cuidados com o paciente. Desde 2014 com a Implementação do modelo Gestão, foram implementados a Visão, Missão, e Valores da Unidade de Transplante Renal para direcionar a Unidade na definição de indicadores de desempenho para a busca de resultados ainda melhores junto aos mais de 1500 pacientes vinculados à instituição, analisados mensalmente e anualmente pela equipe.

 

CENTRO DE ATENDIMENTO

Rua Aimorés 2896, 2º Andar, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte.

CEP 30.140-073

Telefone: (31) 3299-8200

 

Centro de Nefrologia Clínica

As doenças renais apresentam uma prevalência elevada na população nacional e mundial. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia a incidência da doença renal crônica no mundo é de 10 a 15%. No Brasil a estimativa é que mais de 10 milhões de pessoas tenham a doença.

O Centro de Nefrologia Hospital Universitário Ciências Médicas busca oferecer um atendimento humanizado e de qualidade, com a finalidade de promover o bem-estar e a saúde dos pacientes, através de uma completa infraestrutura.

 

 

INFRAESTRUTURA E TRATAMENTO OFERECIDOS

 

Corpo clínico

Diretor Técnico: Euler Pace Lasmar

Coordenadora: Patrícia Vasconcelos Lima

Nefrologistas: Marcus Faria Lasmar

Luiz Flávio Couto Giordano

Heloisa Reniers Vianna

Rogéria Gariglio

Tiago Abramo Alves

 

Ambulatório de nefrologia clínica

Atende diariamente pacientes do SUS, que são encaminhados com patologias renais variadas, via rede pública de saúde. Participam do ambulatório alunos da Faculdade de Ciências Médicas e os residentes de Nefrologia do Hospital. No período de 01 de janeiro de 2008 à 28 de fevereiro de 2017 foram atendidas 13.103 pacientes.

 

Unidade de Internação

Construída e doada pelo Diretor Presidente Direcional Engenharia, Dr. Ricardo Valadares Gontijo. Inaugurada em 2012, possui 13 leitos em 4 enfermarias com camas confortáveis, televisões, armários e banheiros. Os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas.

 

Unidade de Hemodiálise

A hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue do paciente, retirando as toxinas e resíduos prejudiciais à saúde, exercendo, portanto, funções que o rim doente não pode fazer.

A Unidade do Hospital Universitário Ciências Médicas é de pequeno porte, com 13 máquinas modernas, permitindo atender 72 pacientes por mês. Oferece um tratamento seguro e diferenciado para os paciente, sendo o atendimento feito por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

 

Certificado Cebas
https://www.high-endrolex.com/30