O Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais – (HUCM-MG), campo de aprendizado prático para os alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, tem se estabelecido como uma referência na realização de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados e equipamentos de última geração, o HUCM-MG se destaca no diagnóstico e tratamento de doenças de difícil abordagem.

O Hospital realiza atendimento 100% SUS e todo o processo de internação para a realização de cirurgias ocorre por meio dos Ambulatórios Ciências Médicas – MG e do próprio Hospital, com os pacientes sendo encaminhados diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Uma vez internados, eles são cuidadosamente avaliados por preceptores, que são médicos, também professores e pesquisadores da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, sendo este um dos seus diferenciais do HUCM.

“O resultado que temos em procedimentos cirúrgicos no Hospital é comparado com os melhores hospitais da rede privada em Belo Horizonte”, explica o Dr. Glauco Messias, Diretor Técnico do Hospital. “O HUCM conta com elevado número de médicos especialistas, que são professores e pesquisadores da FCM-MG. É um dos poucos hospitais universitários do Brasil; aqui em Belo Horizonte, por exemplo, só existem dois, o nosso e o da UFMG”, destaca.

Os pacientes submetidos a cirurgias complexas passam por uma abordagem multidisciplinar.  Diferentes especialidades médicas trabalham em conjunto, compartilhando conhecimentos e experiências para a assistência de alta qualidade e a segurança do paciente. “Os pacientes passam por todos os exames para confirmar patologias e avaliar o risco cirúrgico e, posteriormente, realizarmos o agendamento da cirurgia”, detalha o Dr. Glauco, que também é professor da FCM-MG.

As especialidades envolvidas em processos cirúrgicos incluem Terapia Intensiva, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Cardiologia, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, entre outras. Essa abordagem especializada contribui para diagnósticos mais precisos e resultados positivos em procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, conforme explica o diretor técnico do HUCM.

De acordo com o profissional, cerca 25% das cirurgias realizadas nos Hospital estão relacionadas a hérnias. A retirada da vesícula biliar é outro procedimento frequente, representando 35% dos procedimentos cirúrgicos. A remoção de ovários também é bastante realizada, mas com menos frequência em relação às outras.

Entre os casos de sucesso do HUCM, está o da paciente E. S. L, de 43 anos, que recebeu alta recentemente. Ela passou por três procedimentos cirúrgicos complexos que exigiram diversas abordagens de revisão no bloco cirúrgico e internação na terapia intensiva.

Inicialmente, a paciente foi submetida a uma hernioplastia para corrigir uma hérnia incisional, que ocorre devido a uma cicatrização inadequada e ao enfraquecimento da parede abdominal após uma cirurgia. Na sequência, ela precisou passar por uma colecistectomia, intervenção cirúrgica com a finalidade de remover a vesícula biliar. Posteriormente, ela foi submetida a remoção de ovários.

Em geral, eventos adversos decorrentes de procedimentos cirúrgicos são um grande desafio enfrentado pelos pacientes submetidos a cirurgias graves e pela própria equipe multiprofissional envolvida. “No caso da paciente, ela enfrentou diversas complicações. Durante o período de internação, a equipe multiprofissional do HUCM desempenhou um papel fundamental no cuidado com a paciente. Um dos aspectos marcantes foi dedicação inabalável da equipe médica”, ressaltou Dr. Glauco.

Ao priorizar a segurança do paciente e a assistência de alta qualidade, o Hospital Universitário Ciências Médicas alcança resultados exitosos em cirurgias complexas. O Hospital implementa rigorosos protocolos, realiza verificações e triagens minuciosas e mantém equipes de profissionais altamente qualificados que estão constantemente atualizados com as melhores práticas e avanços na medicina. O compromisso com a excelência médica reflete em sua reputação como uma instituição de referência na área da saúde em Belo Horizonte.