O Hospital Universitário Ciências Médicas-MG (HUCM-MG) recebe frequentemente, estudantes de intercâmbio para uma estadia de aprendizado em suas instalações. O processo de recepção acontece por meio da Coordenação Local de Estágios e Vivências – CLEV e Diretório Acadêmico Lucas Machado – DALM.

O Dr. José Cesário Almada, responsável pela recepção dos intercambistas na área de Cirurgia Plástica do HUCM, é um dos profissionais que recebe muitos interessados em conhecer a especialidade mais a fundo. “Nós temos sempre alunos da Espanha, Portugal e outros países enviados pela Faculdade. São sempre dois ou três estagiários. Eles vêm como observadores e são julgados pela assiduidade, interesse e qualidade das intervenções teóricas que fazem. Todos recebem um certificado ao fim do processo, o que obviamente vai pesar muito no currículo e formação de todos eles”, comenta o médico.

Atualmente Hend Ammar, da Tunísia, e Nina Pancanova, da Slovakia, estão passando pela experiência que dura cerca de 30 dias. Ambas comentam que o Brasil é uma grande referência no que diz respeito à cirurgia plástica e que a recepção social dos alunos da FCM-MG nunca as deixam sozinhas. “Eu escolhi a cirurgia plástica porque é uma especialidade muito boa no Brasil e por buscar a prática em suturas.”