Responsabilidade Social

O Hospital Universitário Ciências Médicas – MG desenvolve ações e projetos com o intuito de cooperar para a melhoria da qualidade de vida da população. Sua postura decorre do reconhecimento da importância do papel das instituições de ensino e saúde no processo da formação humana e nas transformações sociais.

Vários projetos são desenvolvidos com foco na promoção da saúde e do bem-estar social, voltados principalmente para a população de baixa renda. As ações e projetos sociais têm a participação de professores, alunos e demais colaboradores.

São realizadas campanhas internas, regulares, com doações de alimentos, fraldas, roupas, móveis, equipamentos, sangue e cadastro em hemocentros para doação de medula óssea. Além disso, a Instituição realiza a coleta seletiva e contribui para o não desperdício de energia, água e papel, utilizando de sistemas que possibilitam o uso consciente.

A Instituição possui ainda um grupo de trabalho de humanização e tem como objetivo desenvolver no Hospital, uma nova cultura de atendimento ao usuário, buscando a humanização do atendimento externo e interno, levando em conta as condições de trabalho, apoio gerencial, fatores psicossociais dos indivíduos e a comunicação nas relações interpessoais em saúde.

São princípios norteadores da política de Humanização:

  • Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão;
  • Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional;
  • Atuação em rede com alta conectividade, de modo cooperativo e solidário, em conformidade com as diretrizes do SUS;
  • Utilização da informação, da comunicação, da educação permanente e dos espaços da gestão na construção de autonomia.
  • A partir destes princípios a Comissão de Humanização do Hospital Universitário Ciências Médicas tem como objetivos principais:
  • Criação do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com plano de trabalho definido.
  • Garantir visita aberta por meio da presença do acompanhante, respeitando a dinâmica da instituição e as peculiaridades das necessidades do acompanhante.
  • Criação de mecanismos de recepção com acolhimento aos usuários.
  • Criação de mecanismos de escuta para a população e os trabalhadores.
  • Possuir equipe multiprofissional de atenção à saúde para acompanhar os pacientes internados.
  • Garantir a continuidade de assistência com sistema de referência e contra referência.

A Comissão de Humanização do Hospital Universitário Ciências Médicas é composta por distintas linhas de atenção qu seguem os princípios norteadores da Politica Nacional de Humanização (PNH), sob supervisão da coordenação da Secretaria do Estado de Saúde e da Secretaria Municipal da Saúde.

Certificado Cebas
https://www.high-endrolex.com/30