Direitos e Deveres

Direitos e deveres de acompanhante e pacientes:

Seguindo as orientações do Ministérios da Saúde, diante da diminuição de casos do Coronavirus (Covid-19), o HUM orienta:

- Não é recomendada a entrada de visitantes e acompanhantes acima de 80 anos.

- A idade mínima para visitas:

  • Enfermarias (14 anos)
  • CTI's (16 anos), acompanhados de um maior.

- Em caso de necessidade de acompanhante para pacientes com idade entre 18 e 60 anos é necessária uma avaliação e autorização escrita da Supervisão de Enfermagem do andar.

- Para ter direito às refeições o acompanhante deverá comparecer ao Serviço Social localizado no 4° andar para solicitar a liberação. Será fornecido um formulário específico que deverá ser preenchido e apresentado ao serviço de copa no ato da entrega da refeição.

- Acompanhantes de pacientes com idade menor ou igual a 18 anos, maior ou igual a 60 anos e ou com algum tipo de deficiência/limitação física, terão automaticamente direito às refeições;

- Acompanhantes de pacientes com idade maior que 18 anos e menor que 60 anos, deverão comparecer ao Serviço Social, localizado no 4° andar, para solicitar a liberação da refeição.

- O acompanhante que necessitar do Atestado de Comparecimento deverá solicitar referente a todos os dias à Supervisão de Enfermagem. Não fornecemos atestados retroativos.

- O acompanhante deverá se manter no leito do paciente, evitando contato com outros internados na enfermaria, e não é permitida a permanência nos corredores.

- É proibido assentar nas camas dos pacientes e dormir dependências do hospital.

- É proibido fumar nas dependências do hospital.

- É proibida a entrada de qualquer tipo de alimento sem autorização da nutricionista.

- É dever do acompanhante portar permanentemente o crachá ou pulseira de identificação.

- Não trazer pertences de valor, bolsas ou grandes volumes para o hospital.

- Cabe ao acompanhante/familiar/cuidador solicitar ao colaborador responsável pela assistência ao paciente que realize a conferência dos dados contidos na pulseira de identificação antes do cuidado para a segurança dele.

- A identificação correta do paciente garante que os procedimentos ou tratamentos dados a ele sejam corretos, prevenindo erros.

- Cuidados no momento da alta.

- É direito do paciente o sumário de alta.

- O acompanhante deverá comparecer ao posto de enfermagem para retirada do Aviso de Alta, pois é obrigatório a apresentação deste documento na portaria para a liberação do paciente, os exames realizados poderão ser solicitados no posto de enfermagem.

- Ressaltamos que qualquer atendimento feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é GRATUITO, e isso inclui serviços de internação, medicamentos, entre outros.

- O Hospital Universitário Ciências Médicas não passa qualquer informação sobre o estado de saúde ou procedimentos do paciente por telefone, apenas pessoalmente ao familiar.

- Caso o paciente opte por não receber visitas ou tenha algum tipo de restrição relacionado ao recebimento de alguma visita, deve informar imediatamente ao setor de assistência social ou enfermeira responsável pelo setor de internação, que fará o documento que será assinado pelo paciente e entregue na portaria de visitas.

- É direito do paciente solicitar a cópia do prontuário, essa solicitação deve ser feita na diretoria do Hospital Universitário Ciências Médicas - MG, ou por e-mail: dir.hucm@feluma.org.br. O Hospital tem um prazo de 60 dias para entrega da cópia.

Certificado Cebas
https://www.high-endrolex.com/30