O Hospital Universitário Ciências Médicas – MG (HUCM-MG) vai receber aporte de recursos do Ministério da Saúde para ampliar sua capacidade assistencial com atendimentos 100% SUS. O anúncio da destinação dos recursos federais foi feito em audiência da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na terça-feira (04), com a finalidade de debater estratégias para fortalecimento e sustentabilidade dos hospitais mineiros considerados âncoras nos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram do evento, as diretorias do HUCM-MG e da mantenedora Fundação Educacional Lucas Machado – Feluma.

Durante a reunião, o Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, divulgou a informação de que novos recursos serão direcionados ao HUCM-MG e outros quatro hospitais de Belo Horizonte. “Nós vamos alocar esses novos recursos de forma a aproximar da operação positiva do contrato de prestação de serviços e, em alguns casos, ampliar o serviço prestado por esses hospitais que são verdadeiras âncoras da atenção especializada hospitalar de Belo Horizonte”, destacou Helvécio Miranda.

O HUCM-MG é retaguarda de destaque em Belo Horizonte e para quase 700 municípios mineiros nos atendimentos de média e alta complexidade via SUS. A estrutura do Hospital conta com mais de 300 leitos, sendo 28 de Unidade de Terapia Intensiva - UTI. O Hospital oferece 14 especialidades médicas, recebe 4 mil alunos de graduação por ano, para formação prática nas diversas disciplinas da área da saúde, além de mais de 80 residentes, e o número de especializandos já ultrapassa 50 profissionais.

 

Aporte de recursos para o HUCM foi anunciado na audiência da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) - Foto: site ALMG

 

Participaram da audiência, o diretor-geral da Feluma, Flávio de Almeida Amaral, e o diretor-geral do HUCM, Dr. José Américo Bahia, a médica sanitarista e professora da Ciências Médicas, Maria do Carmo, e Ana Luiza Valeriano Rabelo da área de Relações Institucionais. “A Feluma é mantenedora de seis institutos de fomento social e qualidade de vida por meio da educação, saúde, ciência e tecnologia. Sua atuação no Sistema de Saúde é expressiva, com a realização de cerca de 1.100 internações, 800 cirurgias e 40.000 consultas ambulatoriais por mês. O Instituto de Olhos Ciências Médicas (IOCM) realiza, por dia, mais de mil atendimentos. Todos esses procedimentos são exclusivamente realizados pelo SUS”, destacou o diretor do HUCM em sua fala.

Vale ressaltar que o HUCM é o terceiro hospital do Brasil a receber a chancela da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar para ofertar uma especialização para Médicos Hospitalistas.  Em 2023, já se destaca como segundo em procedimentos de cardiologia e quarto na assistência à ortopedia no Estado. O IOCM lidera os procedimentos oftalmológicos com 83.029 atendimentos, referência para o SUS em Minas Gerais.

“Nós priorizamos a excelência no atendimento via SUS. Agradecemos a todos os entes envolvidos nesta audiência pelo empenho em promover o financiamento e a sustentabilidade desse sistema importante para a nossa população”, enfatizou o diretor Dr. José Américo durante o evento.

Também receberão recursos do Ministério da Saúde os hospitais 100% SUS: Risoleta Neves, Santa Casa de Belo Horizonte, Sofia Feldman e São Francisco de Assis. Além dos dirigentes dessas instituições, estavam presentes na audiência deputados federais, estaduais, representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, e comissões de Saúde.

Com isso, a população só tem a ganhar com essas iniciativas que visam beneficiar a assistência à saúde no município de Belo Horizonte.