O Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM – MG) é um importante cenário de formação prática da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais para os cursos de graduação e pós-graduação. Presta, também, serviço assistencial de excelência à saúde, com atendimento 100% SUS, para a população mineira.

O diretor técnico do HUCM-MG e Coordenador da Clínica Médica do Instituto há mais de três décadas, Dr. Glauco Sobreira Messias, destaca: “A Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) avalia o Hospital Universitário Ciências Médicas - MG como referência na oferta em formação de residência no Brasil.” Atualmente, a equipe é composta por 25 profissionais sendo preceptores, residentes e especializandos. No Hospital, a Clínica Médica, cujo o programa de residência é credenciado pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, atua integrada e como suporte para todas as outras especialidades, participando da internação de pacientes, que apresentam diferentes quadros clínicos.

A equipe de Clínica Médica, liderada por Dr. Glauco, contribui ativamente para tornar o programa de ensino e assistência à saúde cada vez mais completo e eficiente. Os residentes têm a oportunidade de, diariamente, exercer a prática eximia das Ciências Médicas, uma vez que o HUCM-MG tem projetos e ações inovadoras e avançadas, cujo objetivo é tratar, de forma efetiva, os mais variados casos recebidos pela equipe de Clínica Médica, destacando os pacientes em alta complexidade clínica como os direcionados ao CTI.

O diagnóstico preciso, especialmente de doenças raras, dado por meio de estudo e investigação criteriosa, mediante atuação integrada dos preceptores e alunos, possibilita o tratamento adequado para que o paciente possa ter a assistência devida e, consequentemente, evoluir para a recuperação.

A qualidade do serviço assistencial prestado pelo HUCM-MG é referência graças à estrutura, insumos, equipamentos e capacitação profissional diferenciados para atender às necessidades de formação dos alunos e de cuidado aos pacientes.

No âmbito da graduação, a formação dos alunos na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) contempla estágios curriculares obrigatórios, realizados também na Clínica Médica,  e eles são acompanhados por preceptores e possibilita o primeiro contato dos discentes com a vivência diária nas rotinas com atendimentos (100% SUS) aos pacientes. No HUCM-MG primeiramente os casos são avaliados pela equipe de Clínica Médica e, se necessário, é feito o encaminhamento para atendimento com as outras especialidades.

Além do HUCM-MG, os alunos também têm a oportunidade de exercer atividades práticas nos outros institutos Ciências Médicas, como o Ambulatório e o Instituto de Olhos.

O Programa de Residência Médica do Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM – MG), criado em 1992 e chancelado pelo Ministério da Educação (MEC), oferece ensino de qualidade para residentes, além de possibilitar que estrangeiros de diversas nacionalidades possam se especializar e ampliar conhecimento e competências na área de atuação, resultando em atendimento assistencial de qualidade, para os pacientes. “Como egresso da Faculdade Ciências Médicas e há anos atuando no Hospital Universitário, observo nossa trajetória de evolução e o benefício que geramos para a sociedade em ensino e assistência”, explica o Coordenador da Clínica Médica Dr. Glauco.

A equipe de Clínica Médica, integrada aos demais profissionais do Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais, oferece assistência efetiva e está sempre pronta para acolher os pacientes.