Pessoas dedicadas, competentes e com empenho contribuem para edificar, consolidar e fortalecer instituições, sobretudo quando vivenciam momentos muito desafiadores de adversidades financeiras organizacionais e demonstram como podem atuar e para gerir processos, pessoas e recursos de forma bem-sucedida. Por isso, contar com esse perfil de profissional e liderança traz muitos ganhos para as organizações. Confiante neste papel relevante, o conselho diretor da Feluma nomeou Flávio de Almeida Amaral, como diretor geral pro tempore do Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM), cargo que conciliou com o de diretor geral da Feluma.

De fevereiro a junho de 2023, exerceu a função no HUCM com primazia e afinco, utilizando a sua respeitável expertise. Foram meses intensos de atuação para identificar aspectos a serem desenvolvidos, aprimorados, definição de novas rotas e implementação de diversas ações benéficas para pacientes, acompanhantes, colaboradores, acadêmicos e residentes. A equipe do Hospital integrou-se rapidamente à nova liderança, com entusiasmo e senso de agregação, gerando ainda mais impactos positivos nas entregas e resultados.

Em evento realizado no auditório do HUCM, no dia 02 de junho, com a presença do conselho diretor da Feluma, diretores dos institutos Ciências Médicas, superintendentes e gerentes do centro de serviços compartilhados e lideranças do Hospital, foi feito o agradecimento ao Flávio Amaral pelo relevante trabalho desenvolvido durante o período em que esteve à frente da diretoria e também pelo papel preponderante que desempenha na Feluma. Líderes e profissionais presentes manifestaram reconhecimento.

Na ocasião, o presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, apresentou o médico Dr. José Américo Cançado Bahia Filho, que assumiu a diretoria geral do HUCM. Com larga experiência em gestão hospitalar, o novo diretor expressou sua satisfação em trabalhar no Hospital onde nasceu, também destacou a admiração que possui pela Ciências Médicas e pela Feluma. Durante o evento, o novo superintendente do Escritório de Valor em Saúde (EVS), Dr. Vespasiano de Cerqueira Luz Neto, também foi apresentado. Criado no último ano, o EVS objetiva difundir a cultura de valor em saúde por meio da racionalização e melhoria contínua de processos, visando à economia e à qualidade na assistência prestada e na formação de profissionais de saúde. Com o desafio de atuar junto à equipe para fortalecer o perfil de ensino e formação do Hospital e zelar pela excelência assistencial, Dr. José Américo e Dr. Vespasiano receberam boas-vindas e acolhimento para integrar o time Feluma.

Há mais de 30 anos sob a gestão do sistema Feluma e com atendimento 100% SUS, o HUCM tem passado por constantes mudanças e evoluído expressivamente, o que se deve à administração séria e profissional. Portanto, essas iniciativas demonstram que a Instituição continua firme trilhando o caminho de avançar sempre.