A equipe de pesquisadores do Hospital Universitário Ciências Médicas - MG demonstra, mais uma vez, o seu trabalho de alto nível ao aprovar dois artigos científicos para apresentação em prestigiados congressos de infectologia nos Estados Unidos e na Suíça. Os estudos são frutos de intervenções realizadas no âmbito da assistência no HUCM-MG e se destacaram pelos resultados positivos alcançados.

Um dos eventos é o IDWeek, que ocorrerá de 11 a 15 de outubro de 2023, em Boston, Massachusetts, Estados Unidos. Trata-se da maior conferência de infectologia do mundo e é voltada para profissionais de saúde que trabalham com doenças infecciosas, epidemiologia e prevenção de saúde reunindo, anualmente, mais de 10 mil participantes.

No IDWeek foi aprovado o artigo "Assessing the impact of a surgical site infection prevention bundle on open fracture repair", cujo objetivo era estimar o impacto de um pacote de prevenção de infecções cirúrgicas nas taxas relacionadas a fraturas. As estratégias implementadas foram eficazes na redução dos casos relacionados a fraturas. Conforme ressalta o texto final da pesquisa, as medidas adotadas são acessíveis e adequadas para serem replicadas em centros ortopédicos públicos especializados.

Esse mesmo trabalho também foi aprovado no European Bone and Joint Infection Society - EBJIS, juntamente com outro artigo intitulado “Older age, preoperative length of hospital stay and prolonged operative duration are independent risk factors for nosocomial infection in orthopedic surgery”. Esse evento é o maior do mundo no segmento de infectologia ortopédica e será realizado de 12 a 14 de outubro de 2023, em Basileia, Suíça.

O artigo “Older age, preoperative length of hospital stay and prolonged operative duration are independent risk factors for nosocomial infection in orthopedic surgery” teve o objetivo de determinar os fatores de risco relacionados à ocorrência de infecção em cirurgias ortopédicas. Os dados demonstraram a correlação entre estes fatores de risco com a incidência de infecção em cirurgias ortopédicas.

De acordo com o Dr. Thiago Gontijo, Diretor Clínico, professor da Ortopedia do HUCM e membro do grupo de pesquisa, os dois artigos utilizaram a base de dados do monitoramento de infecção realizado rotineiramente pelo Hospital. “Foi implementada a intervenção e posteriormente realizada a comparação com os dados prévios.  Constatamos a diminuição em 60% dos casos de infecção relacionadas às cirurgias ortopédicas. Além disso, identificamos alguns fatores de risco:  idade avançada, tempo de internação e duração dos procedimentos. Outro achado importante foi a escolha individualizada de antibióticos profiláticos, que ajudou a diminuir as infecções e sem afetar o perfil de resistência bacteriano.”

O estudo foi liderado pela Dra. Raquel Bandeira da Silva, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - SICH, que destaca: “as aprovações desses artigos proporcionam visibilidade mundial para o HUCM e posicionam o grupo de pesquisa clínica da instituição como referência internacional. A partir de intervenções simples, conseguimos nos igualar a resultados de hospitais de países de primeiro mundo. Com a constatação da eficácia das medidas implementadas, elas passaram a ser adotadas como rotina no Hospital. Elas contribuem para a queda do risco de infecções, melhora global do perfil, embasamento das diretrizes de atendimento pré-cirúrgico e direcionam o uso de antibiótico profilático.”

Vale ressaltar que, por ser campo de formação prática de alunos da Faculdade Ciências Médicos, a pesquisa contou a com participação de graduandos, pós-graduandos e residentes da Instituição.

A participação da equipe de pesquisadores do Hospital Universitário Ciências Médicas - MG em congressos internacionais renomados como o IDWeek e o EBJIS é um reconhecimento do seu trabalho de qualidade e contribuições significativas para a área médica. Essas oportunidades de compartilhar conhecimentos e estabelecer conexões profissionais certamente impulsionam a pesquisa científica e a busca por soluções inovadoras no tratamento de infecções em cirurgias.

Artigos e seus respectivos autores:

Artigo: “Assessing the impact of a surgical site infection prevention bundle on open fracture repair”

Autores: Raquel Bandeira da Silva, Thiago de Carvalho Gontijo, Matheus Nascimento Otoni Vieira, Erik Cadar de Freitas Aguiar Alves, Rafael Silva e Castro, Matheus Rocha Muniz, Sofia Cunha Mafra, Rafael Marcos Bandeira da Silva, Gabrielle Adriane Rodrigues Mota, Rodrigo Barreiros Vieira, Glauco Sobreira Messias, Braulio Couto e Mauro José Costa Salles.

Artigo: “Older age, preoperative length of hospital stay and prolonged operative duration are independent risk factors for nosocomial infection in orthopedic surgery”

Autores: Raquel Bandeira da Silva, Thiago de Carvalho Gontijo, Erick Rosa Junior, João Carlos Ferreira Reis; Lucas Fernandes de Araújo, Patrícia Almeida de Vasconcelos, Rafael Marcos Bandeira da Silva, Gabrielle Adriane Rodrigues Mota, Luiza Israel Silva Assunção, Rodrigo Barreiros Vieira, Glauco Sobreira Messias, Bráulio Couto, Mauro José Costa Salles