O Escritório de Valor em Saúde, criado em novembro de 2022, tem como objetivo difundir a cultura de valor em saúde por meio da racionalização e melhoria contínua de processos no Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM), visando à economia e à qualidade na assistência prestada e na formação de profissionais de saúde. Sua função é permear todos os setores já instituídos dentro do Hospital, buscando uma maior eficiência, com base em referências científicas e de melhores práticas.

O Escritório busca congregar comissões obrigatórias, como a comissão de prontuário, em conjunto com o núcleo de segurança do paciente e o Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH), a fim de propor novos fluxos e equalizar problemas. A multidisciplinaridade, que se dá pela atuação integrada dos profissionais que compõem o corpo assistencial, é fundamental nesse processo, ouvindo e unindo os envolvidos na equipe multi assistencial, para mostrar os resultados obtidos no Hospital e propor melhorias constantes.

Uma ferramenta utilizada pelo Escritório é o DRG (Diagnosis Related Groups), que é uma metodologia desenvolvida para gestão clínica, ela padroniza a coleta de dados e permite comparar resultados. É disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde é utilizada pelo Hospital e fornece insumo para análises trimestrais do desempenho de cada clínica.

A partir dessas análises, os departamentos envolvidos discutem e propõem ações para aumentar a eficiência alcançada. A internação dos pacientes é um dos pontos- chave, buscando reduzir o tempo de permanência com recuperação segura e para prevenir ou diminuir a ocorrência de eventos adversos. Dessa forma, o objetivo é a melhor utilização dos leitos e dos recursos disponíveis, da estrutura física e da mão de obra, visando a melhor assistência ao paciente.

As proposições de otimização são apresentadas à diretoria do Hospital e, após sua aprovação, são desdobradas para todos os profissionais envolvidos.

Dr. Vespasiano de Cerqueira Luz Neto, coordenador do Escritório de Valor em Saúde, explica que o setor trabalha em conjunto com as lideranças assistenciais, administrativas com o corpo clínico, apresentando os dados, resultados e propondo ações para a melhoria contínua. Segundo ele, essa atuação integrada é essencial para o sucesso do processo, envolvendo todos os profissionais e buscando colocar o paciente sempre no centro da atenção assistencial.

Os acadêmicos da Faculdade Ciências Médicas MG também têm a oportunidade de participar desse processo de gestão, por meio de ligas acadêmicas e atividades dentro do Hospital cujo papel é ser campo de formação prática. Essa formação desde a academia é fundamental para o futuro da saúde, pois incorpora a cultura de valor e busca uma otimização constante.

O Escritório de Valor em Saúde está sempre atento a novidades e tecnologias, como o uso de inteligência artificial para o monitoramento de pacientes, para agregar ainda mais conhecimento e oferecer melhores resultados. O alinhamento entre os setores e o trabalho conjunto são essenciais para alcançar o objetivo final de entregar valor. Além dos benefícios para o HUCM, o paciente também percebe os resultados desse trabalho. Por meio da qualidade assistencial, a previsibilidade do tratamento, o envolvimento das famílias.

O Escritório de Valor em Saúde do Hospital Universitário Ciências Médicas desempenha um papel crucial na transformação e aprimoramento do sistema de saúde, garantindo resultados positivos para todos os envolvidos.