Tradicional e de grande credibilidade na assistência à saúde, o Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM) é um dos institutos cuja mantenedora é a Feluma (Fundação Educacional Lucas Machado) há mais de 30 anos. Com o propósito de oferecer assistência de excelência à população e cumprir o objetivo de ser um importante cenário de prática e campo de formação e especialização para profissionais da área de saúde, vinculados à graduação e pós-graduação da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

Com certificação ISO 9001:2015 há mais de 7 anos e com renovação anual por meio de auditorias externas criteriosas, o HUCM possui 229 leitos, sendo 28 de UTI. É fundamental para o atendimento a mais de 370 municípios mineiros, cujos pacientes são encaminhados a Belo Horizonte via central de regulação do SUS. Os serviços oferecidos contemplam cirurgias de alta, média e baixa complexidade, internação adulto e pediátrica, sessões de hemodiálise, transplante renal, ósseo e de córnea.

A equipe de profissionais atua nas diversas áreas da saúde, de forma harmônica e integrada, possibilitando uma assistência segura e altamente qualificada. Por meio da interação e trabalho desenvolvido pelos diversos setores, os pacientes recebem o cuidado devido para recuperação e promoção da saúde.

Já estruturado e atuando no HUCM, o Escritório de Valor em Saúde tem função preponderante pois reúne processos como segurança do paciente, epidemiologia e auditoria hospitalar, controle de infecção, gestão do corpo clínico e multidisciplinar, visando otimizar recursos e aprimorar continuamente a experiência do paciente. Tal operação se dá com interface com o ensino, agilizando a adoção de ações que envolvem a segurança da assistência ao paciente.

Merece destaque a produtividade do HUCM, que somente no primeiro trimestre de 2023 realizou mais 2.260 cirurgias e mais de 3.380 internações clínicas e cirúrgicas, números superiores ao mesmo período de 2022, sendo 10 % a mais no volume de cirurgias e 16% a mais em internações realizadas. E a perspectiva é continuar crescendo nesse desempenho.

Com essa relevante atuação, o Hospital tem contribuído para atender a demanda de pacientes da rede SUS. Esse desempenho de êxito é possível graças a uma gestão profissional, que acompanha as modernas tendências em saúde, atualização científica, tecnológica e investe na qualificação e capacitação do corpo clínico, assistencial e administrativo.