O Hospital Universitário Ciências Médicas – MG (HUCM-MG) está comprometido em oferecer serviços de saúde de excelência. Isso se reflete por meio do contínuo investimento em melhorias e inovação em todas áreas. Atualmente, estão em andamento uma série de iniciativas inovadoras para aprimorar o desempenho do bloco cirúrgico.

Com o objetivo de otimizar os agendamentos e processos internos do centro cirúrgico, foi criada uma comissão especial para avaliar, propor ideias, metodologias e recursos de inovação. Essa comissão, composta por profissionais de alto nível, realiza reuniões periódicas de planejamento, acompanhamento e avaliação. A primeira etapa desse trabalho consistiu em mapear os fluxos atuais dentro do bloco cirúrgico, buscando identificar oportunidades de melhoria.

“Essa comissão já fez um desenho de todos os fluxos existentes no centro cirúrgico. Agora, estamos buscando otimizar o fluxo de pessoas na unidade, utilizando a metodologia espaguete, ideal para determinar os pontos de maior complexidade e o que pode ser aprimorado”, explica o Dr. José Américo Bahia, diretor-geral do HUCM.

Essas medidas vão permitir a liberação de espaço e recursos para ampliar ainda mais o desempenho do bloco cirúrgico do Hospital Universitário Ciências Médicas – MG. O redesenho dos processos e a otimização do fluxo de pessoas vai permitir o alcance de resultados ainda mais significativos, garantindo a qualidade e segurança dos procedimentos realizados. “Temos um grande volume de cirurgias de urgência, com essas melhorias internas já é possível realizar esses procedimentos sem a necessidade de reagendar aqueles que já estão programados”, avalia o diretor-geral.

A gestão de hospitais do nível de excelência do HUCM é um processo dinâmico e em constante transformação, assim, a necessidade de manutenção é perene. Diante disso, foi contratada uma arquiteta especializada em projetos hospitalares. Segundo Dr. José Américo, “ela realizou um estudo do bloco cirúrgico e de toda a infraestrutura predial, seguindo os princípios da metodologia ágil, para que possamos ter mais rapidez nos entendimentos, maior conforto e segurança para pacientes e profissionais envolvidos em todas as etapas da assistência. ”

Para o sucesso de todas essas iniciativas, o HUCM conta com lideranças fortemente engajadas com a missão da Fundação Educacional Lucas Machado – Feluma. “Temos a mentalidade da mudança e transformação daquilo que é para o que acreditamos que deveria ser. Sempre alinhados com os princípios e propósitos da Feluma”, enfatizou Dr. José Américo. “É preciso acompanhar de perto, monitorar e medir a performance sempre, assim é possível verificar oportunidades de melhoria.”