O Hospital Universitário Ciências Médicas – MG (HUCM-MG) obteve mais um importante reconhecimento de sua excelência como campo prático no âmbito da formação médica. A Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) chancelou o Programa de Especialização para Médico Hospitalista, na modalidade R3. Assim, o HUCM-MG torna-se o primeiro hospital em Minas Gerais a obter esse credenciamento, nessa especialidade, e o terceiro no Brasil.

A chancela emitida pela SOBRAMH vem depois de uma minuciosa análise do projeto pedagógico que fundamenta o Programa de Especialização para Médico Hospitalista. A instituição verificou que a proposta está em conformidade com os princípios e competências da Medicina Hospitalar, propostas pela Society of Hospital Medicine, entidade internacional que regulamenta essa especialidade no mundo.

O êxito do programa do HUCM se deve ao fato de ele contemplar os três eixos temáticos principais das competências relacionadas aos cuidados com o paciente clínico hospitalizado, são elas: competências clínicas, competências procedimentais à beira-leito, competências ligadas às habilidades de gestão clínica e competências relacionadas à qualidade, segurança e comunicação.

“A chancela da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar reconhece a excelência do Hospital Universitário Ciências Médicas. Certifica que o nosso programa possui alta qualidade, que não apenas está em conformidade com as diretrizes internacionais, mas vai além, ao estruturar um projeto pedagógico que pode ser utilizado como referência por Hospitais de todo o país”, avalia o Dr. Glauco Sobreira Messias, Diretor Técnico do HUCM.

Diante da alta qualidade do que foi observado, a SOBRAMH entendeu que o projeto pedagógico desenvolvido pelo Hospital Universitário Ciências Médicas para a referida Especialização, na modalidade R3, pode ser referência para as demais instituições do país e convidou o Dr. Glauco Sobreira Messias para apresentar o programa no 4º Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar - CBM, que será realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de setembro deste ano.

A Medicina Hospitalar, também chamada de Medicina Hospitalista, é uma abordagem que surgiu nos Estados Unidos, no final da década de 1990. Os hospitalistas são médicos generalistas dedicados ao cuidado hospitalar, com foco no paciente, na família e no trabalho em equipe. Eles buscam melhorar os processos gerenciais e administrativos para garantir a qualidade da assistência prestada.

A Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar – SOBRAMH foi criada em 2007 com o objetivo de promover a melhoria da assistência e segurança ao paciente, além de otimizar recursos e implementar modelos de gestão eficientes nos hospitais. Sua atuação é pautada no fortalecimento dos conceitos e da função dos profissionais que atuam na Medicina Hospitalar no Brasil, se posicionando como referência técnica e de atualização profissional na área.