Treinamento de Cirurgia Segura no HUCM-MG

Para garantir a eficácia e adesão de todos os colaboradores aos processos assistenciais, o Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG) conta com o setor de Educação Permanente (EDUP) que é o responsável por padronizar ações, ministrar treinamentos, dar orientações e realizar a capacitação dos membros da equipe assistencial do HUCM-MG.

“O setor de Educação Permanente (EDUP) promove, frequentemente, treinamentos lúdicos e eventos que abordam conteúdos assistenciais visando, principalmente, à prestação de serviço de excelência, com foco na segurança e experiência do paciente, durante a estadia no HUCM-MG”, afirma Luana Soares Ferreira, Enfermeira no setor de Educação Permanente do Hospital Universitário Ciências de Minas Gerais.

Entre as diversas iniciativas realizadas pelo setor de Educação Permanente, destaca-se o treinamento sobre “Higienização das Mãos” que objetiva o reforço à técnica e a conscientização sobre a lavagem das mãos na prevenção de infecções relacionadas à saúde, que contemplou todos os colaboradores do HUCM-MG e serviços de terceiros. A capacitação sobre “Experiência do Paciente” também foi realizada para todos os colaboradores do Hospital e reforçou a importância de otimizar o contato com o paciente, familiar e acompanhante para a melhor experiência no ambiente hospitalar.

Além disso, o EDUP ministrou outros encontros para capacitação profissional, voltados exclusivamente aos colaboradores assistenciais, como o de “Cirurgia Segura”, desenvolvido para colaboradores do bloco cirúrgico e o de “Central de Material Esterilizado e Ambulatório como forma de manter o padrão de qualidade”, reforçando o check list de conferência dos processos cirúrgicos como os documentos e exames para avaliação anterior ao procedimento. O treinamento sobre “Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos” foi realizado para a equipe de Enfermagem do HUCM-MG visando à garantia de estratégias de efetividade nos tratamentos farmacológicos.

No Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais, a assistência segura e de excelência é o principal foco!

Clique aqui e confira mais fotos dos treinamentos realizados