Vagas para a especialidade no Hospital Universitário Ciências Médicas prometem ser concorridas nos próximos anos

 

Os novos alunos do primeiro Programa de Especialização em Medicina Hospitalar, na modalidade R3, Pedro Lucas Costa (esq.) e Luccas F. Campos Coelho (dir.) com o Diretor Técnico e Coordenador da Clínica Médica e Medicina Hospitalar do HUCM-MG, Dr. Glauco Messias (centro).

 

A Pós-graduação da Faculdade Ciências Médicas (FCM-MG) realizou o primeiro concurso para a especialização em Medicina Hospitalar, do Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM-MG). Segundo o Diretor Técnico e Coordenador da Clínica Médica e Medicina Hospitalar do HUCM-MG, Dr. Glauco Messias, houve vários candidatos interessados nas duas vagas ofertadas.

A chancela para oferecer o Programa de Especialização em Medicina Hospitalar, na modalidade R3, foi concedida pela Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH). Essa conquista da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora do HUCM-MG, deu-se após um rigoroso processo de verificação da proposta pedagógica apresentada pelo Hospital, além de visita de membros da Sociedade para avaliar a infraestrutura oferecida pelos Institutos Feluma para o ensino e a prática médica. Todos os pontos foram considerados em conformidade com os princípios e competências da Medicina Hospitalar no Brasil.

Futuro promissor

A criação da especialização em Medicina Hospitalar da Ciências Médicas corrobora o crescimento do HUCM-MG, uma instituição que busca oferecer, cada vez mais, atendimento de qualidade à população de Minas Gerais, ensino de excelência e formação de profissionais altamente qualificados na área da saúde.

De acordo com Dr. Glauco Messias, a expectativa do Hospital com este curso de especialização são as melhores possíveis. “Essas duas vagas foram preenchidas por egressos da residência do HUCM-MG, médicos extremamente qualificados. O curso já teve êxito no primeiro ano e para o futuro, a expectativa é de mais sucesso”, diz. A medicina hospitalar já é uma realidade na saúde mundial e, no Brasil, tem um futuro muito promissor pois serão criadas várias oportunidades de emprego em uma área que trará grandes benefícios para os pacientes, para os hospitais e para o sistema de saúde como um todo.

Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM-MG)

O que é Medicina Hospitalista?

Os hospitalistas são médicos dedicados ao cuidado hospitalar com foco no paciente, na família e no trabalho em equipe. Buscam melhorar os processos gerenciais para garantir a eficiência, eficácia e efetividade da assistência prestada. No Brasil, a categoria se congrega na Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH), que mantém contato e parcerias com renomadas instituições internacionais como Mayo Clinic e American College of Physicians, dentre outras.