A superintendente assistencial do Hospital Universitário Ciências Médicas-MG, Mara Rúbia de Moura, representou o HUCM-MG ao ter artigo premiado no XVIII Congresso Brasileiro de Transplantes. Com o objetivo de analisar o custo hospitalar relacionado aos procedimentos de transplante hepático, a pesquisadora estudou, durante 12 meses, as intervenções da área no Hospital Universitário Ciências Médicas.

A autora do estudo recebeu o “prêmio Silvano Raia” pelo trabalho “Avaliação do custo de transplante hepático em um hospital de atendimento do Sistema Único de Saúde”. O artigo utilizou, de forma inédita, uma metodologia de análise de custo que considerou a despesa para a realização do procedimento de transplante de fígado comparada ao faturamento da Instituição.

O tema do artigo é atual e relevante, já que o investimento em transplantes é alvo do Governo Federal. Recentemente, foi anunciado, pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, o aumento de verba destinada aos procedimentos de transplantes de órgãos para instituições que atendem o Sistema Único de Saúde.

Para a superintendente assistencial, o artigo pode servir de referência, principalmente, para as instituições de saúde na otimização do processo. “É um trabalho focado no conhecimento, na adequação e na avaliação de custo. Estuda tanto a metodologia quanto a análise dos processos, para melhorar e reduzir os custos nesse tipo de procedimento, além de dispor de diretrizes para o Ministério da Saúde que estimulam a sustentabilidade e o aumento do transplante de órgãos”.

A participação do HUCM-MG no XVIII Congresso Brasileiro de Transplantes é um atestado da atuação da Instituição como referência em pesquisa, ensino e assistência de alta qualidade em saúde.

A edição de 2023 do Congresso Brasileiro de Transplantes foi realizada entre 27 e 30 de setembro, no Centro de Convenções de Florianópolis. O evento aprovou 711 trabalhos submetidos e agraciou interessados em concorrer aos prêmios da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos nas categorias Enfermagem, Pulmão/Coração, Rim, Fígado e Imunobiologia ou Histocompatibilidade/Imunogenética.