Na avaliação das Práticas de Segurança do Paciente, durante 2020, o Hospital Universitário Ciências Médicas – HUCM, um instituto Feluma (Fundação Educacional Lucas Machado), obteve o certificado pela Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente por cumprir os critérios avaliados pela Coordenação de Segurança do Paciente e Controle de Infecções (CSPCI), vinculada à Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O certificado demonstra para o mercado da saúde, nacional e internacional, o quanto o Instituto é comprometido com os objetivos assistenciais. Este é mais um resultado que demonstra o compromisso do HUCM com a qualidade, seriedade e segurança dos pacientes diante dos serviços prestados.

Para a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Kehone Miranda, a certificação reforça o trabalho em equipe e empenho dos profissionais. “A sensibilização para as Práticas de Segurança do Paciente é feita diariamente pela equipe da comissão responsável. Um trabalho que conta com o empenho dos gestores, enfermeiros e demais profissionais do âmbito multidisciplinar, com o propósito de que todos entendam e possam vivenciar, no dia a dia, a rotina de práticas seguras”, pontuou.

Entenda o método de avaliação

Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente vem sendo aplicada em serviços de saúde do país que tenham leitos de UTI desde 2016. Os Certificados são emitidos às instituições que demostram conformidade aos 21 critérios de estrutura e processo avaliados, com base no alcance de tais critérios a instituição é classificada em grupos de Alta Conformidade, Média Conformidade e Baixa Conformidade.