O serviço de Neuro-Oftalmologia do Instituto de Olhos Ciências Médicas de Minas Gerais (IOCM-MG) foi credenciado pela Associação Brasileira de Neuro-Oftalmologia (ABNO). A assistência médica desta especialidade é bastante escassa nas instituições de ensino em Oftalmologia, no Brasil e no mundo. Assim sendo, o reconhecimento da ABNO consolida o IOCM-MG, mundialmente, como referência na subespecialidade de neuro-oftalmologia.

A ABNO tem como objetivos qualificar e aprimorar a formação dos futuros especialistas em Neuro-Oftalmologia, além de reconhecer o trabalho dos centros oftalmológicos. Para aprovação na prova de conhecimento para obtenção do título de fellow, a ser aplicada pela ABNO, será exigido maior comprometimento técnico/científico, por parte dos alunos, nas discussões dos casos, melhorando e ampliando o conhecimento na área. Logo, os pacientes serão atendidos com ainda mais zelo e cuidado.

O IOCM-MG oferece, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamentos em Neuro-Oftalmologia há quase uma década. Com este título, o Instituto passará a ofertar mais possibilidades de obtenção de títulos de residência e fellowship em Neuro-Oftalmologia concedidos pela ABNO, que é filiada ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e à Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

Por meio de documentos de apresentação do Instituto, tais com relatórios dos equipamentos, das subespecialidades oftalmológicas e dos profissionais atuantes, além de visita presencial, a ABNO avaliou o Instituto de Olhos Ciências Médicas – MG, que atendeu a todos os requisitos satisfatoriamente e conquistou o credenciamento.

O professor Luciano Simão, Chefe do Departamento de Neuro-Oftalmologia do IOCM-MG e Cofundador da Associação Brasileira de Neuro-Oftalmologia, relata: “O reconhecimento da ABNO é a consolidação do serviço de Neuro-Oftalmologia do Instituto de Olhos Ciências Médicas de Minas Gerais como referência nacional em ensino, pesquisa e assistência”.

A obtenção do credenciamento na ABNO é resultado do trabalho em equipe, realizado por membros do corpo clínico do departamento de Neuro-Oftalmologia, da diretoria e dos setores administrativos do IOCM-MG, que conta com o apoio da mantenedora, a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Agradecemos a todos (as) os (as) profissionais e colaboradores (as) que contribuem, diariamente, para a prestação de assistência oftalmológica qualificada para a população.