A perspectiva é que sejam realizados cerca de 2 mil atendimentos por dia na nova unidade, inaugurada em parceria com o Instituto Mário Penna

As novas instalações do Instituto de Olhos Ciências Médicas – MG estão localizadas na Avenida Churchill, 232, bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, região central e de fácil acesso.

O Instituto de Olhos Ciências Médicas – MG (IOCM-MG), um dos principais serviços oftalmológicos do Estado, criado há 10 anos para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), inaugura nova sede, na próxima segunda (15/03). Essa iniciativa é fruto da parceria entre a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e o Instituto Mário Penna. O espaço conta com instalações modernas, dentro dos mais altos padrões de qualidade, proporcionando uma melhor estrutura e ampliação da capacidade de atendimento em oito áreas da Oftalmologia.

De acordo com Dr. Wagner Eduardo Ferreira, Presidente da Feluma, mantenedora do Instituto de Olhos Ciências Médicas – MG, o objetivo da mudança é expandir o serviço prestado, assim como melhorar o atendimento, dando mais conforto, segurança e melhor assistência aos pacientes. “Atualmente, são realizados cerca de 600 atendimentos por dia. A perspectiva é que a capacidade seja ampliada para dois mil atendimentos, diariamente”, explica.

A Feluma investiu em infraestrutura e equipamentos de ponta, que estão sendo incorporados ao novo espaço. “A nova estrutura do Instituto, com área total de aproximadamente 3 mil m², totalmente acessível, com plataforma elevatória e elevadores, conta com Bloco Cirúrgico equipado para procedimentos de média e alta complexidade, 60 consultórios para consultas diversas, Clínica de Catarata, Clínica de tratamento de Glaucoma, sala multimeios para transmissão de cirurgias,  posto de enfermagem, além de equipe composta por 250 profissionais, entre médicos, funcionários assistenciais e administrativos, acadêmicos, residentes, entre outros”, destaca Dr. Wagner.

O Instituto de Olhos Ciências Médicas – MG realiza consultas e cirurgias de Catarata, Córnea, Estrabismo, Glaucoma, Plástica, Retina, consultas de Lente de Contato e Neuro-oftalmologia. O agendamento prévio é realizado via central de marcação do SUS.

O atendimento no novo espaço também seguirá todos os protocolos e medidas de segurança estipulados pelos órgãos oficiais de Saúde, para prevenção à Covid-19. “Os horários para atendimento são escalonados e a área destinada ao acolhimento e recepção dos pacientes conta com 18 postos de atendimento simultâneo, o que oferece maior capacidade, com o devido distanciamento e medidas de proteção”, ressalta.