No início do mês de novembro foi realizada, no Hospital Universitário Ciências Médicas – MG (HUCM-MG), uma reunião com Flávia Machado, presidente do Instituto Latino Americano para Estudos da Sepse – (ILAS). A pauta tratou do início das atividades relacionadas à consultoria especializada que será prestada pelo ILAS para aprimoramento, no HUCM, de protocolos de diagnóstico precoce e controle da Sepse, de acordo com padrões internacionais.

A consultoria do ILAS compreende o desenvolvimento de um projeto para a redução dos impactos da Sepse, ampliando a qualidade da assistência prestada pelo HUCM e maximizando as estratégias voltadas para a segurança do paciente.

Está previsto que o processo de diagnóstico de necessidades de aprimoramento no HUCM-MG terá duração de 6 a 8 meses. Nesse tempo, serão realizadas reuniões de alinhamento mensais com o Ilas, além de reuniões intra-hospitalares, com periodicidade quinzenal. O trabalho todo deverá ser concluído em até 12 meses.

O HUCM-MG é uma das únicas instituições de saúde no Brasil com a consultoria especializada do ILAS. O diretor técnico do HUCM-MG, Dr. Glauco Sobreira Messias, destacou que essa primeira reunião marcou o início dos trabalhos de uma parceria que será muito importante. “Ao final, o Hospital receberá um certificado de qualidade de atendimento ao paciente com infecção grave. É um certificado importante, pois são poucos hospitais no Brasil que já receberam essa chancela.”

A reunião contou com a participação do Dr. Glauco e lideranças do Hospital Universitário Ciências Médicas.