O Hospital Universitário Ciências Médicas - MG (HUCM) recebeu a visita do violinista e terapeuta Igor Ribeiro, que participa do projeto Tolife “o som do alívio” (@tolifeoficial), tocando violino para pacientes e colaboradores de instituições de saúde em todo o Brasil.

As apresentações fizeram parte de uma programação de uma campanha de humanização organizada por Mayla Prates, psicóloga e professora da Faculdade Ciências Médicas, em parceria com a equipe de Psicologia Hospitalar do HUCM, estagiários e alunos do internato metropolitano de Psicologia visando proporcionar um momento de acolhimento, humanização e melhor experiência ao paciente hospitalizado no Hospital Universitário Ciências Médicas.

Igor Ribeiro, conhecido como “Dr. Violino”, visitou a pediatria, o CTI e a Nefrologia do Hospital Ciências Médicas. Os pacientes que estavam presentes no setor de Diálise relataram que foi um momento emocionante. A paciente Vânia de Assis qualificou a apresentação como “linda”, e ainda relatou que adora o estilo musical clássico tocado pelo musicista.

Ao passar pela Nefrologia, na Unidade de Transplante Renal, pacientes internados e seus familiares foram às lagrimas.  “Esse tipo de ação nos ensina a dar mais valor ao que realmente importa” disse Rosemeire Santos, acompanhante de um paciente assistido.

A senhora Cristina Tereza de Melo, que acompanhou a apresentação do “Dr. Violino”, descreveu o momento como “muito lindo”. Sensibilizada, a paciente relatou estar há um longo tempo internada e perdeu contato com a música, algo que ela valoriza muito.

Na Pediatria, as crianças se entusiasmaram com a apresentação. Já na Unidade de Terapia Intensiva, acomoção dos colaboradores e pacientes foi visível. Em relato, a enfermeira Edivailma Bertoldo avaliou a importância da apresentação, justificando a necessidade que os pacientes têm de mudança na rotina, além de receber apoio e carinho em momentos delicados. O paciente Stanrley de Castro reforçou que a ação distrai e contribui para a recuperação mais rápida dos admiradores de música.

A Profª. Mayla Prates incentiva o trabalho de Igor desde a primeira apresentação, a parceria já tem 8 anos. Igor relatou que deu início ao projeto após perder um irmão para o câncer e tem como principal objetivo colaborar com a melhoria do ambiente hospitalar. Mesmo quem vivencia todo o projeto tem seus sentimentos tocados. “Sempre estou com o coração cheio de alegria ao realizar uma visita”, disse o violinista Igor Ribeiro. Ele destacou que a emoção dos pacientes, mas especialmente a dos colaboradores, é algo essencial e que sai das unidades de saúde com o sentimento de dever cumprido.

Profª Mayla Prates e Igor Ribeiro (Dr. Violino)