O Hospital Universitário Ciências Médicas - MG (HUCM-MG) apresentou, a convite da Secretária Estadual de Saúde, o processo de implantação do seu Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) para diversos hospitais em Minas Gerais. Esse setor é responsável pelo desenvolvimento das atividades de vigilância epidemiológica no ambiente hospitalar. A apresentação foi realizada no início do mês de maio e contou com a participação de mais de 100 profissionais da área da saúde.

O convite para que o HUCM apresentasse a sua experiência exitosa de configuração do NHE surgiu após a visita técnica, à Instituição, de representantes da Gerência de Vigilância Epidemiológica, Gerência de Epidemiologia e Regulação da Prefeitura de Belo Horizonte e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Foram apresentadas as etapas de implantação do NHE, os processos e as diversas atividades desenvolvidas. A reunião contou com a participação do Dr. José Américo Bahia, diretor-geral do HUCM, e do Dr. Glauco Sobreira Messias, diretor-técnico, além de representantes do Escritório de Valor em Saúde, entre eles, Dr. Vespasiano Neto, Kehone Miranda, Dra. Raquel Bandeira, Gabrielle Mota e Dra. Bárbara Lenoir.

“A estruturação do NHE se baseou em três pilares: criação de documentos obrigatórios, comunicação dos dados epidemiológicos e a notificação oportuna dos casos de doenças e agravos compulsórios notificados no HUCM. Um dos diferenciais do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital está na interface que ele faz com os diversos setores do Hospital, como Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Núcleo de Segurança do Paciente”, destaca a enfermeira Luciana Nery Silva da equipe do NHE.

O NHE do Hospital Universitário Ciências Médicas – MG foi avaliado positivamente pelos participantes da visita técnica. Eles entenderam que o trabalho poderia ser utilizado como referência para os demais Núcleos Hospitalares de Epidemiologia localizados em Minas Gerais. Mais de 100 representantes de outras instituições puderam conhecer aspectos importantes do funcionamento do setor.

O reconhecimento e a valorização do trabalho desenvolvido reforçam a atenção e cuidado do HUCM com o processo de detecção de diversas doenças infecciosas e destaca sua interface com os órgãos de saúde pública, em âmbitos municipal e estadual.

Sobre o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE)

O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM) compõe a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH) em Minas Gerais. O objetivo central é a detecção, o monitoramento e a resposta imediata às potenciais Emergências de Saúde Pública (ESP) identificadas no ambiente hospitalar.