A Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), com o objetivo de qualificar, alinhar a formação dos futuros especialistas em retina e reconhecer o trabalho dos centros oftalmológicos brasileiros, implementou, em setembro de 2021, o Programa de Qualificação dos Serviços para Formação de Fellows em Retina e Vítreo.

Por meio de questionários, requisitos e exigências sanitárias, assistenciais e acadêmicas, além de vistoria presencial, avaliou em cinco critérios-chave o Instituto de Olhos Ciências Médicas – MG (IOCM-MG), que atendeu a todos os atributos satisfatoriamente e conquistou o reconhecimento da SBRV. O IOCM-MG destaca-se por ser o terceiro Instituto Oftalmológico de Minas Gerais com o título, integrando um seleto grupo de instituições oftalmológicas reconhecidas no país.

A Coordenadora do Departamento de Retina do IOCM-MG e membro titular da SBRV, Profa. Dra. Érika Pacheco Magalhaes Diniz, relata: “A SBRV é a sociedade científica que agrega os maiores especialistas em retina e vítreo do Brasil. Fazer parte desta entidade é um processo difícil, mas que qualifica o profissional. Assim sendo, com o reconhecimento do Instituto de Olhos Ciências Médicas – MG, os Fellows serão considerados provenientes de uma instituição com alto nível técnico, teórico e ético. Para os pacientes assistidos, mesmo antes da certificação, o cuidado é o foco central no IOCM-MG, e o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados por uma sociedade de peso científico, certamente, fortalece a missão do instituto”.

Esta importante conquista foi resultado de um trabalho conjunto que envolveu todo o corpo clínico do departamento de retina, diretoria e setores administrativos do IOCM, sempre com o apoio da Fundação Educacional Lucas Machado, mantenedora do Instituto de Olhos Ciências Médicas – MG.

O IOCM sente-se honrado com a titulação alcançada. Agradecemos a todos(as)  os(as) profissionais e colaboradores(as) que contribuem, diariamente, para a prestação de assistência qualificada para a população. Essa conquista é fruto da dedicação de cada um que integra a equipe.