Parceria entre Feluma e Grande Oriente colabora para a atuação da equipe de Odontologia do HUCM no acompanhamento de pacientes internados

Na última sexta-feira (22), a cirurgiã-dentista do Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), Dra. Daniela Cotta Ribeiro, realizou visitas à Unidade de Transplante Renal da Instituição. Com o objetivo de educar sobre a importância da higiene oral, a odontologista tem participação ativa na orientação dos internados no Hospital. Os pacientes aprendem a maneira correta de manter o cuidado bucal, ajudando a prevenir doenças que podem ser desenvolvidas na boca e nos dentes, principalmente em pacientes renais e cardíacos.

Para colaborar com essa ação, a parceria firmada entre a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora do HUCM-MG, e o Grande Oriente de Minas Gerais (GOMG) destina kits odontológicos para os pacientes internados no Hospital. A entrega desses kits possibilita que a equipe de Odontologia visite os leitos com atividades que educam os pacientes sobre a importância da higiene bucal, com uma programação envolvendo todas as alas do HUCM. “Nossa equipe visita os leitos de 3 a 4 vezes por semana, passando orientações de como proceder com a técnica de escovação em um manequim odontológico. Nos casos em que o paciente apresenta uma fragilidade maior, a orientação é realizada de forma individual”, esclarece a Dra. Daniela.

A participação de dentistas hospitalares nos cuidados dos pacientes diferencia o HUCM-MG de outras instituições que oferecem serviço assistencial em Belo Horizonte. “O HUCM preza pela segurança e bem-estar dos pacientes em todas as áreas”. A odontologista ainda explica a relevância de realizar essa ação na Unidade de Transplante Renal. “Para esse perfil de paciente, submetido a um procedimento delicado e minucioso, a higiene bucal torna-se ainda mais importante para evitar que a boca seja porta de entrada para infecções que atingem a corrente sanguínea”.