Hospital Universitário Ciências Médicas foi local de aulas teóricas e práticas sobre cirurgia minimamente invasiva no pé

A Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), por meio dos seus institutos, promoveu atividades teóricas e práticas inéditas para os ortopedistas de todo o Brasil. O curso de Cirurgia Minimamente Invasiva no Pé foi realizado na última sexta-feira (2), com aulas teóricas e práticas em ossos sintéticos, ministradas por renomados ortopedistas do país. No sábado (3), os alunos acompanharam cirurgias realizadas pelos médicos instrutores no centro cirúrgico do Hospital Universitário Ciências Médicas-MG (HUCM-MG).

Um dos responsáveis pelo desenvolvimento do curso, o ortopedista e médico do HUCM-MG, Dr. Otaviano de Oliveira, falou sobre o pioneirismo da instituição em oferecer um curso dessa magnitude. “O curso é pioneiro, propiciamos o treinamento de vários ortopedistas do Brasil e entregamos o que há de mais moderno na cirurgia do pé e tornozelo para os pacientes”. A aquisição do motor de cirurgia minimamente invasiva envolverá a atuação do HUCM-MG na realização de cirurgias ortopédicas para os usuários do SUS”.

Para o diretor clínico do HUCM-MG, Dr. Thiago Gontijo, esse curso salienta como o Hospital combina a atuação acadêmica e assistencial. “Esse modelo de treinamento contempla a vocação do Hospital em ser uma instituição de ensino, ao mesmo tempo trazendo a inovação e tornando esse moderno aprendizado disponível para os nossos pacientes”.

O curso também foi idealizado pelo ortopedista do HUCM-MG, Dr. Rafael Medeiros. Ele destaca a importância dessas aulas no desenvolvimento dos ortopedistas nessa técnica e no aprimoramento da qualidade do serviço oferecido aos pacientes do SUS. “Em breve, nós conseguiremos oferecer essas técnicas mais modernas para a melhoria da condição de saúde da população. Além disso, é um curso que abrirá portas para outras áreas da ortopedia”.

Para a realização do curso, a Feluma e o HUCM-MG contaram com o patrocínio de várias empresas do segmento da saúde. A Orthopedic Surgical Skills, que participou da idealização do curso, forneceu médicos instrutores. A Techimport foi responsável pelo fornecimento de instrumentos e materiais para a aula prática. A AMGS providenciou os modelos de pés de osso sintético para os treinamentos na sexta-feira (2). O Biolife forneceu parafusos e motores e a Implantec entregou motores para as cirurgias e práticas.

Confira as fotos do dia!