O Hospital Universitário Ciências Médicas - MG (HUCM-MG) realizou a entrega dos certificados de reconhecimento do projeto Minha Evolução é Nota 10, iniciativa desenvolvida com o objetivo de conscientizar a equipe prestadora de assistência aos hospitalizados sobre a importância das informações registradas no prontuário eletrônico, essenciais para acompanhar o progresso clínico do paciente.

No evento, realizado nos dias 13 e 14 de julho, no auditório do HUCM-MG, foram condecorados os técnicos de enfermagem que atuam na unidade de internação, no CTI e no bloco cirúrgico. O projeto Minha Evolução é Nota 10 teve início a partir da necessidade de garantir que os profissionais técnicos de enfermagem estivessem cientes das informações relevantes e essenciais a serem incluídas nos prontuários eletrônicos.

 

Colaboradores que receberam certificado ouro

 

O desempenho dos profissionais foi avaliado pelas analistas de informação em saúde do Escritório de Valor, por meio do monitoramento diário dos prontuários, seguindo critérios rigorosos que incluem a condução do plantão, medicações administradas, horários de realização de exames e procedimentos, o momento de colocação e retirada de dispositivos, a excelência da passagem de plantão e as transferências internas.

A certificação dos profissionais de enfermagem foi realizada a partir de três categorias de classificação - ouro, prata e bronze - baseadas no número de vezes que o colaborador foi pontuado pelos analistas responsáveis pela leitura dos prontuários. Quanto mais frequente a excelência nas evoluções registradas pelos profissionais, maior foi a pontuação recebida.

O evento contou com as participações do gerente assistencial do HUCM-MG, Bruno Nogueira, da coordenadora operacional do Escritório de Valor, Roberta Matoso, e das coordenações assistenciais das unidades de internação, CTI, bloco cirúrgico e ambulatório. Também estiveram presentes os representantes do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Márcia do Carmo Bezerra Caula, coordenadora do Departamento de Processo Ético e Câmara Técnica, Rubens Sobrinho, coordenador da Comissão de Ética, e Júlio César Batista Santana, primeiro secretário.

Os próximos passos do projeto Minha Evolução é Nota 10 envolvem a inclusão de toda a equipe assistencial, como enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos. O objetivo é promover a capacitação e conscientização de todos os envolvidos nas diferentes etapas e dimensões da assistência prestada ao paciente. O evento de entrega de certificados será realizado semestralmente, proporcionando uma oportunidade de desenvolvimento, reconhecimento e valorização do trabalho dos profissionais.

O projeto Minha Evolução é Nota 10 reforça a relevância do conceito de valor em saúde ao qualificar ainda mais o registro de informações precisas, permitindo uma assistência mais eficaz e personalizada, além de promover o constante aprimoramento dos profissionais envolvidos na área da saúde. A iniciativa demonstra o comprometimento do Hospital Universitário Ciências Médicas - MG em garantir a qualidade e a segurança no atendimento aos pacientes, contribuindo para a rápida recuperação e desospitalização.