Pesquisadores do Hospital Universitário Ciência Medias (HUCM-MG), representados pela Dra. Raquel Bandeira e pelo Dr. Bráulio Couto, apresentaram estudos científicos aprovados em prestigiados congressos de infectologia nos Estados Unidos e na Suíça. Os estudos são frutos de intervenções realizadas no contexto assistencial do HUCM-MG e se destacaram pelos resultados positivos.

A Dra. Raquel Bandeira participou do 41th Annual Metting of The European Bone and Joint Infection Society, realizado na Suiça. O evento é de extrema importância para especialistas em infecções ortopédicas e musculoesqueléticas. Já Dr. Bráulio Couto participou do IDWeek, realizado em Boston (EUA).

Estudos para evitar infecções

O primeiro trabalho, apresentado em Basel, na Suiça, mostrou as práticas implementadas no hospital, que resultaram na redução de 60% da taxa de infecção de sítio cirúrgico na ortopedia, um resultado expressivo. Dra. Raquel afirma que “participar do Congresso Europeu na Suiça foi uma oportunidade para mostrar o hospital e sua importância, não apenas em Belo Horizonte e Minas Gerais, mas também para o mundo”.

O segundo trabalho, apresentado em Boston, mapeou o perfil dos pacientes que desenvolveram infecções cirúrgicas. O estudo foi desenvolvido ao longo de 2022 e 2023, compreendendo os pacientes com infecções cirúrgicas no hospital, implementou diversas intervenções para reduzir as taxas de infecção.

O IDWeek é altamente renomado na área e reúne especialistas em infectologia, ortopedia, cirurgia vascular e microbiologia para discutir atualizações nesses campos. No HUCM-MG, há um grupo de estudos em ortoinfecto para produzir trabalhos científicos relevantes e apresentar seus resultados globalmente.

Para Dr. Bráulio “foi gratificante particular de um evento internacional com mais de 10.000 participantes, principalmente por impactar diretamente na prática hospitalar do dia a dia”, como a adesão à higiene de mãos e impacto altamente positivo de medidas preventivas de infecção cirúrgica.

O grupo de pesquisadores é composto por médicos especialistas, residentes, alunos da Faculdade Ciências Médicas – MG e encabeçado pelo Diretor clínico do HUCM-MG, Dr. Thiago Gontijo. A equipe já está trabalhando e o principal objetivo das pesquisas é fazer ciência para melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).