Espaço de treinamento de habilidades é fundamental para otimização de aprendizado

O Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG) possui em sua estrutura uma Sala de Simulação, ambiente fundamental no programa para capacitação de residentes, que têm a oportunidade de aprimorar suas competências.

Dr. Glauco Sobreira Messias, Diretor Técnico, Coordenador da Clínica Médica do HUCM-MG e idealizador do espaço, explica: "A sala de treinamento de habilidades (sala vermelha) é equipada com dispositivos e manequins que permitem simular situações de urgência/emergência como parada cardiorrespiratória, arritmias cardíacas, manejo não invasivo de vias aéreas e intubação orotraqueal. O médico, preceptor e professor desempenham um papel fundamental no treinamento de habilidades, tutorando os alunos nas diversas abordagens apropriadas para o desenvolvimento das competências propostas. Essa abordagem possibilita aos médicos em treinamento a prática de situações reais, preparando-os para lidar com casos semelhantes quando estiverem prestando assistência hospitalar.”

Iniciado com os residentes da Clínica Médica o treinamento na Sala de Simulação está aberto às diversas especialidades médicas, como Anestesiologia, Cardiologia, Pneumologia e Terapia Intensiva. A disponibilidade de participação dos residentes nas aulas varia de acordo com a programação estabelecida para propiciar a participação das diversas equipes.

Os benefícios proporcionados pelo treinamento são diversos. Os residentes têm a oportunidade de colocar em prática o conhecimento teórico adquirido, desenvolvendo habilidades clínicas e a capacidade de tomar decisões rápidas e precisas. Além disso, a repetição dos treinamentos e a exposição a diferentes casos clínicos permitem que os profissionais aprimorem suas competências, identifiquem padrões e se preparem para enfrentar situações desafiadoras.

O uso da Sala de Treinamento de Habilidades no ensino é uma prática consolidada há anos, sendo fundamental para a formação dos alunos de graduação e pós-graduandos. Embora seja utilizado principalmente por professores que conduzem as aulas, o espaço está aberto para outros membros do corpo clínico do Hospital. Durante as atividades de simulação, o preceptor orienta e auxilia os residentes visando ao aprendizado de maneira adequada.