O projeto “Vestindo a Camisa – Aqui você é pleno!” foi criado pelo Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG) com o objetivo de integrar os setores e promover o envolvimento de toda a equipe do Hospital na criação de propostas que contemplem melhorias nos processos, visando qualidade, eficiência e sustentabilidade dos serviços assistenciais prestados à população.

Entre os 20 projetos implementados, conheça iniciativas de destaque:

“Reinvente e Transforme”: valor nutricional maior para os pacientes

De responsabilidade do Setor de Nutrição e Dietética (SND), este projeto consistiu na criação de um suplemento alimentar artesanal composto por sementes de abóbora e melancia, alimentos utilizados regularmente na dieta padronizada do HUCM-MG. O novo projeto alimentar do Hospital é fundamental para uma suplementação maior de proteína em relação ao industrializado, além de apresentar outras vantagens como maior facilidade de deglutição, sabor mais agradável ao paladar, reaproveitamento de alimentos e promoção da saúde por meio dos nutrientes presentes nas dietas. A quantidade de suplemento oferecido segue a prescrição e plano nutricional feito pelo Setor de Nutrição e Dietética para cada paciente, elevando o índice proteico da dieta e ajudando, a partir das substâncias que compõem as sementes, a melhorar o estresse e cansaço, além de diminuir inflamações e outras complicações no organismo.

O suplemento artesanal é utilizado em todas as dietas em que o alimento é administrado via oral e faz parte de uma adaptação de cardápio para adequá-las às necessidades nutricionais de cada um. Todo trabalho de desenvolvimento desse suplemento segue a diretriz do HUCM-MG de melhorar continuamente o índice nutricional dos pacientes, sendo primordial para um avanço na recuperação dos internados.

 “OxigenAÇÃO”

Criado pelo setor de Fisioterapia, o OxigenAÇÃO consiste na reformulação da dosagem do uso de oxigênio, oferecendo-o de acordo com a necessidade de cada paciente. O projeto utiliza da saturação alvo (toma como base a saturação de cada paciente em específico) para prescrever a quantidade de oxigênio ideal para cada pessoa speakers bureauluxury watches replicafake watchpersonalised phone caseelf barphone cover, substituindo de forma ainda mais precisa o padrão de oxigenação (95%) anteriormente utilizado. Ao padronizar a oferta do oxigênio, com base na saturação alvo, o Hospital propicia ao paciente maior eficácia no tratamento, com um aprimoramento da comunicação entre a equipe médica, de enfermagem e de fisioterapia, além da utilização de um novo método que permite o uso de oxigênio em quantidades mais precisas. Após alterar a forma de prescrever a medicação, o novo processo assistencial teve início na Unidade de Clínica Médica (pacientes clínicos e pediatria) e obteve alta adesão dos médicos à nova prescrição, principalmente no CTI.

Foco primordial na Segurança do Paciente 

O projeto elaborado pelo Núcleo de Segurança do Paciente propôs uma atualização do modelo de identificação dos pacientes do HUCM-MG, proporcionando uma internação cada vez mais segura e com menor tempo de permanência. O projeto, que segue a diretriz do Hospital de melhorar cada vez mais a estadia do paciente internado, implementou o uso de uma nova pulseira, com um material mais resistente que permite maior durabilidade dos dados. Com a nova pulseira e conferência regular das informações, houve o aumento da qualidade do atendimento assistencial prestado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

As iniciativas desses e dos outros projetos participantes do “Vestindo a Camisa – Aqui você é pleno!” cumprem com o objetivo do Hospital Universitário Ciências Médicas – MG de prestar assistência humanizada e de alta qualidade em saúde, oferecendo um atendimento de excelência aos pacientes, além de buscar a auto sustentabilidade.